Inscreve-te e tem vantagens!

13 Reasons Why - 3ª temporada(2017)

Há 20 dias | Drama, Mistério, |

De Brian Yorkey com Dylan Minnette, Christian Navarro, Alisha Boe, Brandon Flynn, Justin Prentice, Miles Heizer, Ross Butler, Devin Druid e Grace Saif


A série criada por Brian Yorkey, 13 Reasons Why, começou com êxito, mas também com polémica em 2017, devido aos temas sensíveis que retratava. A série não se deixou ficar pela primeira temporada e assim continuou, indo perdendo algum sentido pelo caminho e chegando à terceira temporada, em 2019.

Esta temporada anda à volta de Bryce Walker, ainda relacionando-se com pontos da primeira temporada e focando-se em descobrir quem matou Walker. Para além disto, esta temporada acaba por nos dar um outro lado da personagem, acompanhando a sua vida nos últimos tempos, através da narrativa contada por uma das novas personagens, Annie. É claro que nesta situação estaria envolvido o grupo que acompanhamos desde a primeira temporada. Quem terá assassinado Bryce?

Nesta terceira temporada parece que nos afastamos mais uma vez do que deu origem à série, já que a segunda temporada já parecia ter sido um pouco forçada, mas tinha uma narrativa pertinente. A Netflix aproveitou-se da série para tratar de assuntos sensíveis que nem sempre retrata da melhor forma, e, afastando-se da ideia inicial as coisas começam a deixar de fazer tanto sentido, porém, acabamos por poder encontrar algum sentido nesta temporada relacionado ainda com a base.

Quanto à personagem de Bryce em particular, como tinha referido na síntese há uma certa tentativa de nos dar outro lado da personagem e esse é o de tentar redimir Bryce. Todavia, isso acaba por ser muito repentino e confuso face à segunda temporada, que tinha a ideia de que Walker jamais seria punido pelos seus atos e teria alguma intenção de se redimir.

Um dos atores que mais se destacou foi Devin Druid como Tyler ao falar pela primeira vez no abuso que sofreu, sendo uma personagem que teve um importante papel no assunto do abuso, um abuso que é real e que não é retratado ou debatido. Por outro lado temos personagens que são o mesmo de sempre, como Clay, assombrado pelo passado e sempre com um pé na loucura.

A presença de Ani, nova personagem, surge como uma personagem um pouco irritante que aparece do nada para “encher chouriços” na série e dar outro lado desconhecido de Bryce. Ela parece existir apenas para amparar furos na narrativa.

Deste modo 13 Reasons Why mostra-se como uma série que devia dar-se por terminada com esta temporada, aproveitando uma espécie de fecho de um ciclo, pois o arrastar apenas deteriora a sua qualidade.


Rafaela Boita
Outros críticos:
 Pedro Horta:   8Abrir
 Pedro Horta:   5Abrir
 Sara Ló:   6
 Pedro Freitas:   6
 Rafaela Teixeira:   6
 Alex Duarte:   7
 Pedro Freitas:   8
 Sara Ló:   6
 Rafaela Teixeira:   8
 Alex Duarte:   8
 Pedro Quintão:   9
 Pedro Quintão:   4
 Rafael Félix:   4
 Margarida Nabais:   6
 Margarida Nabais:   6
 Filipe Lourenço:   8
 Rafaela Boita:   7
 Rafaela Boita:   8
 Alexandre Costa:   5
 Raquel Lopes:   5