Inscreve-te e tem vantagens!

Twilight(2008)

Há 3 meses | Drama, Fantasia, Romance, | 2h2min

De Catherine Hardwicke com Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner, Billy Burke, Sarah Clarke, Nikki Reed, Ashley Greene, Anna Kendrick, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Elizabeth Reaser, Peter Facinelli e Christian Serratos


Twilight, a história de Stephanie Meyer com a adaptação de Melissa Rosenberg para o grande ecrã, que nos acompanhou com as suas sequelas durante cinco anos, começou a angariar fãs na sua estreia em 2008. Com a direção de Catherine Hardwicke, a narrativa de Mayer não é de certo para todos os gostos, envolvendo um romance simples com um sobrenatural invulgar que atingiu o amor e ódio.

Bella Swan (Kristen Stewart), é uma adolescente que vive com a mãe, Reneé (Sarah Clarke), em Arizona e acaba por ser mudar para casa do pai, Charlie (Billy Burke), chefe da polícia na cidade, em Forks na Península Olímpica do estado de Washington. A jovem parece não ter grande problema em adaptar-se à nova vida, conhecendo logo Jacob (Taylor Lautner), que também ajuda no processo, assim como um grupo que conhece na escola. Todavia, é visível que Bella não é a pessoa mais carismática do seu grupo. Enquanto ainda é ambientada pelos colegas, ao almoço, com a entrada de uma família misteriosa, os Cullens, os amigos de Bella comentam com ela sobre a família, o que a deixa interessada face ao mistério por detrás deles. Bella parece estabelecer logo uma conexão com Edward (Robert Pattinson), um dos Cullens, aumentando a sua curiosidade e procurando saber mais e desvendar o segredo que guarda.

A narrativa é simples, sendo um romance adolescente com as suas complicações, logo antes do primeiro encontro devido a problemas “sanguíneos”, digamos assim, mas a verdade é que todo o drama vampiresco é o que nos traz de novo neste tipo de narrativa.

O contexto de individuo sobrenatural acabou por surpreender e ter outra visão com Twilight, sendo que, até aquele momento o sobrenatural, neste caso, os vampiros, eram vistos nos filmes de terror como seres mais agressivos, assustadores, até vilões, o que não acontece nesta obra. Há uns vampiros mais indisciplinados, digamos, e uns que querem viver em tranquilidade, tornando-se um tipo de vampiros “vegetarianos”, apenas pelo facto de não se alimentarem da sua principal fonte, o humano, mas o animal.

Twilight é mesmo um romance que não será do gosto de toda a gente, pela visão que dá do sobrenatural que pode ser arruinada para muitos. No entanto, como fã na altura, e como muitos outros, esses efeitos foram postos de lado ao ver a obra na época, sendo algo diferente que atraiu os adolescentes e foi para muitos apaixonante, fazendo ainda muitas fãs  se sentirem envolvidas na história ou pelos olhos coloridos de Robert Pattinson, o galã.

Pattinson tem vindo a mostrar-se como um excelente ator desde Twilight, onde não teve uma má prestação quanto a Edward, tendo em conta que apenas interpretou a personagem como ela era, da melhor maneira possível. O mesmo se aplica à protagonista, Kristen Stewart, mesmo sendo pouco emotiva, apenas representou a personagem de Bella, que foi evoluindo na saga, mas que no primeiro filme não era a mais interessante.

O filme acaba por começar com um monólogo, até interessante, dando algumas pistas da narrativa, num tom mais caraterístico do próprio fenómeno de crepúsculo, do aproximar da noite, um clima típico de Forks. Todavia quando passa para Arizona, temos uma maior claridade, também por ser um ambiente diferente e se afastar da realidade sobrenatural de Forks.

A banda sonora é das melhores coisas do filme, agradeço pelo tema The Black Ghosts - Full Moon, que ainda ouço, e a Bella’s Lullaby, tocada por Edward, uma melodia muito agradável. E não podia escapar a presença de Muse, que dá algum entusiasmo.

Twilight é, de facto, um romance adolescente e está bem feito para o seu objetivo, mesmo com as suas falhas, e não deixa de ser um filme que marcou a infância e adolescência de diversos jovens.


Rafaela Boita
Outros críticos:
 Pedro Horta:   5
 Alexandre Costa:   2