Inscreve-te e tem vantagens!

The Lego Movie(2014)

Há 2 anos | Animação, Comédia, Aventura | 1h40min

de Phil Lord e Christopher Miller, com Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Ferrell, Will Arnett, Alison Brie, Charlie Day e Morgan Freeman


Phil Lord e Christopher Miller, dupla de realizadores e argumentistas de projectos como Cloudy With a Chance of Meatballs (2009) e 21 Jump Street (2012), juntaram-se mais uma vez para a surreal animação 3D The Lego Movie.

Em The Lego Movie somos rapidamente apresentados ao seu vilão, President Business (Will Ferrell) um tirano que quer ordem e consistência no universo Lego. Com uma super-arma que lhe permite manter tudo o que quer estático, President Business tem conhecimento de uma profecia através de Vitruvius (Morgan Freeman), uma lenda sobre o special one que irá reclamar a "peça da resistência" e salvar o mundo com as suas capacidades de Master Builder.

O nosso herói improvável é Emmet (Chris Pratt), um construtor civil e cidadão vulgar que é perfeitamente feliz com a sua genérica existência. Emmet não pensa por si próprio e vive em conformidade com as regras do seu mundo. Todos os dias repete a sua rotina enfadonha até ao dia que conhece Wyldstyle (Elizabeth Banks) e é erradamente confundido com o Escolhido. Mas Emmet não é especial de todo, ele apenas quer integrar-se e quer ser como todos os outros. A partir daqui, Emmet e Wyldstyle unem forças para acabar com o plano maléfico de President Business, sempre acompanhados por inúmeras figuras Lego, versões em miniatura de ícones da cultura pop, desde variados super-heróis da DC, personagens de Harry Potter (2001-2011), Lord of the Rings (2001-2003) e Star Wars (1977-).

Everything is awesome, everything is cool when your part of a team.

The Lego Movie é original, emocionante e irreverente. Confesso que a estética e animação encheram-me o olho. O filme é gerado a computador, mas parece uma produção old school de stop-motion. O mundo apresentado parece vivo e dá vontade de brincar com aquelas bonecadas todas.

O filme não me está a tentar vender um produto, nem é apenas um anúncio gigante para vender mais Legos, mas ao vê-lo senti uma enorme vontade comprar o produto que não me estavam a tentar vender.

As suas personagens são extremamente relacionáveis e o voice acting está no ponto certo. O main theme vai ficar-vos na cabeça durante anos (portanto desde 2014 que de vez em quando a música Everything is Awesome aparece na minha mente sem aviso prévio, e é difícil tirá-la de lá).

The Lego Movie consegue ser uma sátira inteligente sobre as desvantagens de ser conformista e de seguir as regras, enquanto celebra o poder da imaginação e da individualidade. A segurança da ordem VS a adrenalina de pensar fora da caixa é o tema mais proeminente do filme. The Lego Movie é altamente divertido e é capaz de entreter miúdos e graúdos.


Sara Ló
Outros críticos:
 Pedro Quintão:   6
 Rafael Félix:   9
 Alexandre Costa:   8
 Pedro Horta:   8