Inscreve-te e tem vantagens!

Ratched - 1ª Temporada(2020)

Há um mês | Crime, Drama, Mistério, |

de Ryan Murphy, Evan Romansky, com Sarah Paulson, Finn Wittrock, Cynthia Nixon, Judy Davis, Jon Jon Briones


Ratched é a mais recente criação de Ryan Murphy, protagonizada por uma das suas atrizes habituais, Sarah Paulson. Será que este novo projeto conseguiu emular o sucesso e qualidade dos seus trabalhos anteriores?

A narrativa da temporada segue Mildred Ratched (Sarah Paulson) que arranja emprego num hospital psiquiátrico, tendo esta, um objetivo oculto. Com o decorrer da série, Ratched começa a envolver-se cada vez mais com as várias personagens e tarefas do hospital, consequentemente, ganhando importância e protagonismo. Existe também um interesse romântico pouco convencional para a altura e muitos acontecimentos bizarros pelo meio.

Se a história é a minha parte preferida? Não, nem perto. A história está um pouco por todo o lado com novos pontos da narrativa a aparecer de vez em quando, e com resoluções melodramáticas, que funcionam no momento, mas olhando para trás, parece um pouco excêntrico. Tudo isto enquanto tenta fazer um set-up para uma segunda temporada. A história acaba por parecer um pouco vazia e os arcos de certas personagens não foram concluídos em prol da continuação da série.

Contudo, gostei da maneira como trataram o tema das doenças mentais, os pacientes eram tratados como pessoas que não estavam aptas para estar na sociedade, e por isso os médicos escolhiam tratamentos mais drásticos, de forma a curá-los. Tentam ao máximo curar a mente e o psicológico através de medidas físicas, que acabam por nunca ter o efeito desejado. Murphy dá-nos uma luz em relação a estes problemas, que existem maneiras de melhorar, através da compreensão, através da aceitação, observação ou um estudo mais meticuloso que não envolva colocar pessoas numa banheira com água a ferver.

Os pontos fortes de Murphy são, e sempre serão, os diálogos e a sua cinematografia. Desde os planos até aos cenários, pequenos pormenores que se transportam de uma série para a outra no seu pequeno Murphyverse. Essas, para mim, são as suas caraterísticas especiais, e Ratched não foge à exceção. Ao longo dos episódios temos diálogos incríveis, e memoráveis (destaque à cena do pêssego), cenários completamente realizados, um color grading impecável, vestuários coesos. É uma obra muito agradável visualmente.

Portanto, Ratched é um trabalho com uma boa qualidade, qualidade técnica e elenco, agora, o que está a faltar é uma história coesa, impactante e que nos deixe satisfeitos com a sua conclusão.


Guilherme Moura
Outros críticos:
Nenhum autor votou nesta crítica.