Inscreve-te e tem vantagens!

The Personal History of David Copperfield(2020)

Há 3 meses | Comédia, Drama, | 1h59min

de Armando Iannucci, com Dev Patel, Peter Capaldi, Ben Whishaw, Tilda Swinton, Gwendoline Christie, Hugh Laurie


The Personal History Of David Copperfield, baseado no livro de 1850 de Charles Dickens, conta a história da vida de David Copperfield (Dev Patel), com todos os seus solavancos. Teve a sua estreia em 2020, tendo previamente sido mostrada em festivais de cinema (Toronto International Film Festival, em setembro de 2019). O filme é o que podemos chamar de tragicomédia, onde mistura os dois de uma forma pouco subtil, mas que claramente funciona.

A narrativa do filme é-nos apresentada como uma história, onde acompanhamos algo que já aconteceu, um passado escrito. A viagem de vida de David Copperfield, seguimos as suas vitórias, as suas derrotas, as pessoas que tocou e aquelas que mudou, isto tudo enquanto este procura afastar-se de demónios do passado. Não reinventa a roda, é uma viagem cíclica com altos e baixos, seguindo estruturas básicas de criação narrativa, e com um final que me pareceu apressado e que ficou um pouco aquém da viagem desta personagem.

Aqui ficam as minhas maiores críticas do filme, porque de resto o filme é um prazer de acompanhar. Ri, irritei-me, emocionei-me, é uma boa representação do que uma vida deveria ser. Com um elenco cheio de personalidades que compreendem e entregam-se às falas do guião, com uma vénia especial a Tilda Swinton e a Peter Capaldi que compreendem a comédia do filme e a ajudam a torna-se tão particular e encantadora.

Armando Iannucci teve o cuidado de criar cenários ricos, cheios de história, a acompanhar com transições que nos relembram da história que nos está a ser contata, isto ajuda à emoção peculiar que este filme nos transmite. Acho que acima de tudo é esse o melhor termo para descrever o filme, é peculiar, mas não no mau sentido, é aquele algo que não estás habituado, mas que ficas satisfeito por teres presenciado, algo que vai de encontro à sua mensagem principal.

A mensagem é um perfeito exemplo da diferença entre o que uma pessoa quer e o que uma pessoa precisa. O nosso personagem principal, um rapaz peculiar, luta para ter aquilo que quer, mas apercebe-se, graças a momento atribulados, que o que ele sempre precisou estava ao seu lado. Saí desta viagem mudado ou com uma perspetiva de vida diferente? Não, mas é sempre bom relembrar esta mensagem.

No geral, é um filme carismático que me deixou surpreendentemente alegre, onde a narrativa não se arrasta, e o fim chegou cedo demais. David Copperfield descobre que muitas vezes a coisa que é mais brilhante, e o caminho que é mais percorrido, nem sempre é o nosso caminho. O importante é a viagem e todos aqueles que dela fazem parte, uma mensagem de bondade, humildade e compaixão que recomendo.


Guilherme Moura
Outros críticos:
Nenhum autor votou nesta crítica.