Inscreve-te e tem vantagens!

Hair Love(2019)

Há 2 meses | Animação, Curta, Comédia, | 0h7min

de Matthew A. Cherry e Everett Downing Jr., com Issa Rae


Hair Love é uma curta-metragem de animação realizada por Matthew A. Cherry e Everett Downing Jr. em 2019, com produção da Sony Pictures. A curta teve uma boa receção e acabou por ganhar um Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

A narrativa cómica e emocionante passa-se em apenas num dia em que uma menina acorda e, ao ver o seu calendário, apercebe-se que chegou um dia especial. Face a isso, a menina prepara-se e tenta dominar o seu cabelo selvagem, como a mãe (Issa Rae) lhe fazia, no entanto, não tem sucesso. Com isto decide recorrer à ajuda do pai nesta difícil tarefa. Sendo a primeira vez a fazer penteados à filha, os dois travam uma batalha com o cabelo da menina, mas conseguirão eles vencer tal batalha?

O tema da curta acaba por se centrar muito no amor, algo que pode emocionar muitos em diversos pontos. Não só aborda o amor próprio, com a aceitação do cabelo, mas também numa bonita relação familiar, baseada no amor. Faz sentido, não faz? O título diz-nos muito realmente, ajuda-nos a supor muito, mas o desfecho não deixa de nos surpreender.

A animação é uma animação 2D convidativa, cheia de cores e com um fundo interessante, que contrasta com o desenho das personagens. Este fundo parece uma tela com uma técnica esfumada, que nos faz localizar no espaço ao mesmo tempo que foca nas personagens facilmente. Todavia, é interessante referir que o cabelo parece ter alguma textura, o que lhe dá um aspeto ainda mais denso.

É óbvio que o maior protagonista é o cabelo e é ele que nos traz partes muito cómicas. Desde a luta com o pai metafórica ao exagero do cabelo criado com este a cobrir metade da tela num ângulo contrapicado, mas aqui apenas enfatiza a grande dimensão do cabelo e o olhar aterrorizado do pai, o que nos retira nem que seja um sorriso da cara.

Prepare-te para rir e chorar, porque esta curta não dá chances a esta mistura de emoções, fazendo assim com que Hair Love se demonstre uma agradável experiência cinematográfica que vai querer repetir e partilhar.


Rafaela Boita
Outros críticos:
 Pedro Horta:   8
 Alexandre Costa:   7
 Raquel Lopes:   8